Já assistiu o primeiro filme do Hitchcock?

quarta-feira, novembro 01, 2017

Alfred Hitchcock segurando uma lupa na frente de seu rosto
Reprodução: Hitchcock.
Pois eu fui. Trata-se de The Pleasure Garden (O Jardim dos Prazeres), de 1925 - apenas 10 anos após O Nascimento de Uma Nação. O filme, baseado no romance de Oliver Sandys (que não li, perdão), conta a história de Patsy (Virginia Valli), uma moçoila que pretende se tornar uma dançarina.

Em meio ao seu dia a dia ela conhece Jill (Carmelita Geraghty), uma das dançarinas da equipe do sr. Hamilton (Georg H. Schnell), famoso do ramo, Patsy consegue uma vaga na equipe através de sua nova amiga e posteriormente conhece Hugh (John Stuart), seu noivo, e Levett (Miles Mander), colega de Hugh.

Em meio a conversas é revelado que tanto Hugh quanto Levett trabalharão em terras coloniais em um futuro breve e que quando o noivo de Jill voltasse eles se casariam. Conhecendo o quanto sua amiga é desejada pelos homens, Patsy promete a Hugh que evitaria os gracejos que sua futura esposa poderia receber.

Levett e Patsy
Reprodução: Levett e Patsy.
O restante do longa-metragem deixa de lado grande parte da carreira artística de ambas e foca nos acasos amorosos das garotas. A história, aos olhos dos anos 10 do século XXI, é realizada de forma simples e com poucas surpresas, porém deve-se levar em conta que o filme se passa nos primórdios do cinema, logo, para a época, é um bom roteiro.

No geral, é um filme bem dirigido, mas não é um marco. Apesar de ser uma produção do primeiro quarto do século XX, a linguagem já é marcada pelo uso de diversos planos, todavia ainda sem movimentos.

É notável, ao assistir o primeiro filme de Hitchcock, notar a evolução do diretor - e do próprio cinema, ambos cresceram juntos -, que faria seus maiores clássicos cerca de 30 a 40 anos após The Pleasure Garden. Uma coisa é certa: Hitchcock fazia filmes antes de você nascer, antes de seus pais nascerem e, dependendo do caso, até antes dos seus avós nascerem. Então mais respeito, por favor.

Alfred Hitchcock com um charuto em sua boca e um pássaro em cima
Reprodução: That's all folks!

Nota: ★★★☆☆

Você também pode gostar

0 comentários

Instagram