Hajime no Ippo, um dos mangás mais longos da história

quarta-feira, março 16, 2016

Publicado originalmente em um blog de amigos, havia escrito uma análise sobre o mangá Hajime no Ippo. Resolvi atualizar o texto e postar aqui no blog, espero que gostem.

...

Introdução do texto

O enredo


A história se passa em Tóquio, a capital japonesa, e apresenta o cotidiano de Ippo Makunouchi, um garoto de 16 anos, que está cursando o último ano do colégio e que no tempo livre ajuda sua mãe no negócio da família. Sendo um garoto introvertido e com poucos amigos, Ippo torna-se alvo dos valentões da escola, sofrendo constantemente surras dos garotos. Numa dessas surras, Makunouchi é salvo por Takamura Momuru, que lida com o problema sem precisar disparar nem ao menos um soco. Takamura socorre Ippo em seguida, levando-o para a academia. Vendo tamanha frustração do garoto, Takamura ensina-o como disparar um soco em um saco de areia e surpreende-se pelo fato do garoto indefeso ter um soco potente.

Após conversar na academia, Ippo descobre que até mesmo Mike Tyson sofria de abusos quando mais jovem, logo encontra esperança no boxe. Takamura não considera as atitudes do protagonista compatíveis com as atitudes de um pugilista, então propõe um desafio: Caso Ippo conseguisse agarrar ao menos 10 folhas que caem de uma árvore sem deixar nenhuma escapar de suas mãos, ele o ensinaria boxe.

Início da História
Agarrar 10 folhas no ar é o primeiro desafio de Ippo.

Considerações técnicas


Hajime no Ippo é um shounen, publicado originalmente na revista Shounen Magazine desde 1989, ou seja, o mangá já tem quase 27 anos nas costas, ultrapassando até mesmo One Piece no número de capítulos. Atualmente o mangá se encontra no capítulo 1128, mesmo a história sendo longa, ela não dá sinal de perda de qualidade e o autor George Morikawa não dá sinal de descanso. Inicialmente o traço do mangá não é dos melhores, porém o autor evoluiu consideravelmente. Desde o início do mangá as lutas são bem detalhadas e com fácil compreensão para com o leitor.

Evolução do traço do autor
A diferença no traço de Morikawa, cerca de 25 anos após o início da obra.

As lutas deixam os leitores ansiosos para o que vai acontecer a seguir, mas e quando não está ocorrendo nenhuma luta? O mangá não deixa o treinamento de lado e aposta grande parte nele, mostra a criação e a evolução dos seus golpes, além de mostrar um pouco da vida de Ippo fora da academia.

Conforme Makunouchi passa por lutas e treinamentos, ele vai conhecendo novas pessoas e aquele que era introvertido e isolado no início da história acaba cheio de amigos. Sendo o protagonista, Ippo é o foco, porém a história não fica presa nele, apresentando todas as lutas importantes de seus colegas de academia e todo o preparo para as mesmas.

Personagens da trama
Da esquerda para a direita: Ippo, Takamura, Aoki, Kimura, Itagaki e ao fundo Miyata.
Os primeiros personagens mostrados na trama são: Takamura Mamoru, Aoki Masaru, Kimura Tatsuya, Miyata Ichirou e o treinador Kamogawa Genji. Personagens que aos poucos o autor vai trabalhando, mas que têm um grande potencial logo de início. Com o passar do tempo alguns personagens entram na academia e outros saem, mas todos deixam sua marca.

Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

O anime


Por enquanto o anime conta com 3 temporadas. Todas foram produzidas pelo estúdio Madhouse (o mesmo que animou o remake de Hunter x Hunter) e exibidas no canal japonês Nippon Television. Assim como o mangá nunca chegou as terras tupiniquins de forma oficial. Além das 3 temporadas, foram lançados também um filme e um OVA. Sendo a ordem cronológica: The Fighting; Champion Road (O Filme); Mashiba vs Kimura - OVA; New Challenger; Rising.

Hajime no Ippo - The Fighting


A primeira temporada de Hajime no Ippo tem como subtítulo "The Fighting", ela conta com 76 episódios e a sua exibição original se iniciou no dia 26 de Janeiro de 2009 e foi até o dia 27 de Março de 2002, a animação para a época era mediana, fica claro em alguns momentos em que os personagens faziam movimentos rápidos que a animação era bastante falha, principalmente quando os personagens corriam, mas até o final da temporada a animação foi melhorando gradativamente. O jogo de cores também não era dos melhores, porém não era algo de doer os olhos, um ponto positivo da primeira temporada é a trilha sonora, principalmente a música de entrada dos lutadores, além disso as aberturas e encerramentos são bem trabalhadas.

Podemos dividir a temporada em 2 fases, a primeira mostra Makunouchi se tornando um boxeador profissional e a sua busca pela vitória no torneio dos Novatos, já a segunda fase mostra Makunouchi indo atrás do cinturão japonês peso-pena.

Hajime no Ippo - New Challenger


Quase 7 anos após o término da primeira temporada surge Hajime no Ippo - New Challenger, a segunda temporada contou com 26 episódios e foi exibida entre o dia 26 de janeiro de 2009 e o dia 30 de junho do mesmo ano. Logo de cara o fã percebe como o jogo de cores mudou, deixando o anime com ar mais "atual", além disso, a animação melhorou muito desde a primeira temporada e a série continuou com uma trilha sonora exemplar. A segunda temporada é recheada de eventos importantes, Ippo, agora já campeão, tem suas primeiras defesas de título. Porém a segunda temporada é marcada pela busca de Date Eiji e Takamura Mamoru pelos cinturões mundiais de suas respectivas categorias, além da batalha de Miyata pelo cinturão da OPBF peso-pena.

Hajime no Ippo - Rising


Finalmente, depois de 4 anos longe da TV, no meio de 2013 é anunciada a 3ª temporada de Hajime no Ippo. Com 25 episódios, Hajime no Ippo - Rising foi exibido entre 30 de outubro de 2013 e o dia 27 de março de 2014, a animação continuou em alto nível, talvez até melhor do que a segunda temporada. A terceira temporada apresenta Itagaki entrando no campo dos profissionais, Aoki conseguindo finalmente sua primeira disputa pelo título japonês, Ippo seguindo os passos de Date Eiji continua defendendo o cinturão e Takamura segue em frente em busca do segundo cinturão mundial.

Comentários Gerais


Desde Super Campeões eu não assistia um anime relacionado a esportes, sem dúvidas Hajime no Ippo me surpreendeu, mesmo rolando aquela coisa clichê no início, Hajime no Ippo vai muito além disso e estou extremamente ansioso pela 4ª temporada.

Você também pode gostar

0 comentários

Instagram