Crítica | Lino: Uma Aventura de Sete Vidas, uma animação brasileira

quarta-feira, outubro 11, 2017

Lino - Uma Aventura de Sete Vidas
A mais nova produção do estúdio de animação StartAnima, conhecido pelo trabalho em "O Grilo  Feliz" (2001), estreou dia 7 de setembro de 2017 e se chama "Lino - Uma Aventura de Sete Vidas", uma animação nacional.

O filme conta a história de Lino (Selton Mello), um jovem animador de festas que, apesar de ser esforçado, vive com diversos problemas e não consegue encontrar um rumo para sua vida. Certo dia decide visitar um mago chamado Don Leon (Luiz Carlos de Moraes), que entrega uma fórmula mágica que resolveria todos os transtornos de Lino, contudo essa possível salvação vai aos ares, pois a fórmula transforma Lino em um gato, o animal da fantasia rosa de seu trabalho como animador.

Devido este incidente o protagonista define um objetivo: conseguir seu corpo original de volta. É através desta meta que grande parte dos 93 minutos de filme são preenchidos, porém a aventura que poderia ser muito bem explorada é, em grande parte, recheada com piadas em excesso que não fazem o filme andar, estas piadas podem funcionar com muitas crianças, mas talvez não tão bem com seus pais; o diretor/roteirista Rafael Ribas tenta convencer este outro público com referências ao mundo pop, como desenhos, filmes e músicas.

Lindo tentando animar uma festa

As animações, por outro lado, são de nível internacional, mesmo possuindo um orçamento 30 vezes menor* que a última animação da Pixar, Carros 3. O fato da animação abraçar o ambiente americanizado - escadas externas em prédios, viaturas estadunidenses, etc - pode incomodar alguns, mas não é um defeito.

Contudo as personagens não são tão bem elaboradas, algumas até dispensáveis. A dublagem de Selton Mello deixa a desejar, embora tenha uma grande experiência durante sua juventude no ramo, porém Luiz Carlos de Moraes apresenta maestria nesta arte enquanto incorpora Don Leon, mago que coloca Lino nessa enrascada, mas que decide ajudá-lo na busca por uma solução.


Lino - Uma Aventura de Sete Vidas não é a animação do ano, mas pode ser divertido conferir o filme em uma programação da tarde. Além disso é um filme que sai da curva das produções nacionais, sendo uma das poucas animações a levar tamanha atenção. 

Nota: ★★★☆☆


*Informação: Cinepop - Orçamento de Lino e de Carros 3.

Você também pode gostar

0 comentários

Instagram