Contato, por Carl Sagan

terça-feira, setembro 22, 2015

Contato (Capa)

Título: Contato
Autor(a): Carl Sagan
Páginas: 437
Editora: Companhia de Bolso
Adicione o livro na sua estante do Skoob

Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.

O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.

O autor do livro, Carl Sagan, vestido com terno e sentado com as mãos no bolso e sorrindo.
Carl Sagan. (Imagem: Google)
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?

Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.

Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

...

*Estudo da revista científica PLoS Biology, matéria postada no site BBC Brasil em agosto de 2011 (acessado no dia 21/09/2014 às 21h14).

**Referência a serie de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Você também pode gostar

0 comentários

Instagram